Pelo menos uma vez, já acordamos com a sensação de que um rolo compressor passou por cima de nós enquanto dormíamos. Depois, ao olhar no espelho, temos quase certeza disso. Além de senso comum, é comprovado: uma noite mal dormida, sem um sono tranquilo, prejudica tanto a saúde quanto a aparência.
A falta de repouso afeta nossa pele e causa olheiras. A longo prazo, pode acarretar alterações no tônus muscular e uma expressão de cansaço crônico. O sono tranquilo é importante porque repõe células que reparam os danos causados pelo sol e a poluição. Além disso, libera hormônio do crescimento, responsável pelo não envelhecimento celular, e cortisol, que ajuda a controlar o estresse, reduz inflamações e contribui para um bom sistema imunológico.
Para descansar corretamente, um adulto deveria dormir de 7 a 8 horas por noite. Esse número também varia de acordo com a atividade cerebral exigida durante o dia. Um novo estudo descobriu que as mulheres precisam dormir, em média, 20 minutos a mais do que os homens. Isso porque o cérebro feminino trabalha mais durante o dia.
O que fazer para ter o descanso merecido? Não é o fim do mundo se você não consegue dormir, 2,3 bilhões de pessoas sofrem de insônia. Isso equivale a um terço da população mundial. A seguir, daremos dicas para uma boa noite de sono e evitar aquela cara de cansaço.
Evite substâncias estimulantes
Álcool, refrigerantes e cigarros podem afastar o sono, assim como a cafeína. Por isso, evite essas substâncias tanto quanto puder e de preferência para chás sem cafeína.
Procure ter um sono contínuo
Mais importante do que dormir muitas horas, é ter o sono contínuo e não “picado”. Neste caso, janelas antirruído são perfeitas para manter o quarto em harmonia sonora, para nenhum ruído externo lhe acordar.
Tenha um relógio interno pontual
Criar uma rotina ajuda o organismo se regular e o sono virá mais facilmente no mesmo horário.
Exercite-se longe do horário de dormir
Exercícios podem ajudar a dormir melhor e mais rápido, porém podem fazer perder o sono por algumas horas, pelos hormônios liberados. Procure se exercitar no mínimo 3 horas antes de deitar.
Alimente-se corretamente
Fazer refeições muito pesadas e difíceis de digerir prejudica o sono. Mas comer pouco, ou nada, lhe deixará com fome e poderá até lhe acordar à noite. Procure fazer uma refeição leve, em quantidade equilibrada.
Um banho quente e relaxante
Tomar uma ducha quente ajuda o corpo a relaxar, além de manter a higiene.
Meditação antes de dormir
A meditação ajuda a relaxar e acalmar a mente. Se você não sabe por onde começar, existem hoje aplicativos que ajudam a meditar, além de orientações e vídeos disponíveis na internet.
Escreva seus pensamentos
Anotar as preocupações, medos e ideias ajudam a liberar a mente para o relaxamento e o sono.
Além dessas dicas, manter o ambiente escuro e silencioso estimula a produção da melatonina (hormônio do sono) pelo corpo. Para isso, é preciso evitar ruídos externos, sendo possível apostar em soluções como janelas antirruído, da SOS Ruído. Saiba mais sobre elas!