A saúde auditiva de animais de estimação merece atenção especial neste período de festas juninas.
Explosões de fogos de artifícios, rojões e bombinhas costumam trazer um grande desconforto.
Cães e gatos possuem uma audição muito sensível, detectando o som em uma distância até 4 vezes maior do que os humanos.
Festa Junina – Seguindo as Leis Contra Ruídos
Algumas cidades estão tendo avanços nas leis que coíbem o uso de fogos ruidosos.
Um exemplo disso é Maceió, no Alagoas.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET) de Maceió (AL) este ano irá solicitar aos organizadores uma autorização para utilização de qualquer tipo de evento com uso de sonorização – incluindo festas de rua e locais privados.
A SEDET já recebeu mais de 30 pedidos de permissão para uso de equipamentos sonoros durante as festas juninas, garantindo aos moradores da região que as festividades estão cientes quanto à poluição sonora, sossego e bem-estar da população.
O volume máximo permitido nas festividades de junho será definido pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que irá determinar os decibéis para cada região – as áreas com festas mais tradicionais receberão a permissão de uma quantidade de decibéis maior do que outros bairros com eventos menores.
Campinas (SP) foi a primeira cidade no Brasil que aprovou uma lei municipal que proíbe o manuseio de fogos de artifício que façam barulho com o objetivo de garantir o bem-estar de animais, idosos, doentes e crianças.
Como protegê-los
Se você tem um animalzinho em casa e quer protegê-lo do barulho dos fogos, confira essas dicas valiosas de veterinários:
– Portas e portões devem ficar fechados para evitar fugas.
– Durante as festividades evite deixar seu pet sozinho em casa.
– É normal o animal “se esconder” dos barulhos para trazer a sensação de proteção. Outros animais preferem locais mais próximos aos donos para que possam se sentir mais seguros.
– Gatos costumam escolher caixas de papelão e cobertores.
Cobertores e acolchoados são ótimos para abafar os estímulos auditivos.
– Prepare um ambiente tranquilo e mantenha as janelas fechadas. Se as janelas forem SOS Ruído, melhor ainda!
Lembre-se de incluir água e comida neste “esconderijo”.
– Evite prender o animal, para que não se machuque tentando fugir. Alguns animais se enforcam na tentativa de fuga. O ideal é deixá-lo solto em um local fechado.
– Desvie a atenção do animal com um brinquedo ou petiscos.
– Faça uma caminhada ou brinque com seu animal, a atividade física o ajudará a ficar mais relaxado na hora dos fogos.
– Um veterinário pode ser consultado quando perceber que está sofrendo demais com o barulho e poderá indicar um tratamento homeopático ou natural (como florais) para ajudá-lo a superar o medo e a ansiedade.
Vale lembrar que o dono deve ter cuidado para não reforçar o medo e tentar passar confiança e tranquilidade na hora de se comunicar com o animal de estimação durante os ruídos, agindo sempre com naturalidade e carinho.