Separamos algumas curiosidades sobre o silêncio que você provavelmente não sabia! Acompanhe este artigo para saber quais são elas!
O silêncio é uma forma de comunicação não verbal
Ficar em silêncio é uma forma de transmitir emoções, tanto positivas como negativas. Em algumas culturas, o silêncio demonstra desconforto. Em outras, respeito e concordância.
O silêncio absoluto não existe na natureza
É impossível criar um ambiente completamente silencioso aos ouvidos humanos. Isso porque até mesmo em câmaras anecoicas, as pessoas conseguem ouvir sons, que podem ser sua própria circulação, os batimentos de seu coração ou o movimento das células ciliadas do ouvido interno.
O silêncio prolongado pode levar a distúrbios psicológicos
Ambientes com excesso de silêncio, como as câmaras anecoicas ou as tumbas do Egito, são a prova de que a privação total de estímulos sonoros externos, por longos períodos, pode causar ansiedade, alucinações e até mesmo psicose.
O “som do silêncio” existe
Quando o ambiente é muito silencioso, é comum ouvir um som contínuo, semelhante a um zumbido ou chiado. A esse som dá-se o nome de “zumbido do silêncio” ou “síndrome de zumbido silencioso”.
Durante o silêncio ouve-se melhor os pequenos sons
Outra das curiosidades sobre o silêncio, muito interessante, é o motivo pelo qual ele possibilita escutar melhor. Os ouvidos humanos se ajustam aos ruídos do ambiente. Por isso, quando eles estão expostos a sons constantes, eles se tornam menos conscientes de pequenas variações sonoras.
O silêncio estimula a criatividade
Diversas pesquisas apontam que estar em ambientes silenciosos aumenta a atividade cerebral associada à geração de ideias e insights criativos. Portanto, eles são ideais para trabalhar e criar.
O silêncio pode ser fisicamente restaurador
Há estudos que comprovam que a permanência em ambientes silenciosos auxilia na redução da pressão arterial, na diminuição da frequência cardíaca e no alívio do estresse. Ao contrário dos ruídos, que provocam o efeito contrário.
Silenciar é uma ferramenta terapêutica
Ficar em silêncio ajuda as pessoas a se conectarem consigo mesmas, promovendo o autoconhecimento e a introspecção. A consequência é a redução da ansiedade e estresse.
O silêncio afeta positivamente a percepção de sabor
Há diversas pesquisas que comprovam a influência negativa de ruídos na percepção de sabor dos alimentos. Quanto mais altos os ruídos, menos saborosos os alimentos parecem. O silêncio faz o contrário: melhora a experiência gustativa.
Janelas e portas antirruídos colaboram com a criação de um ambiente silencioso
Por fim, a última das curiosidades sobre o silêncio que temos para contar é que é possível criar ambientes silenciosos com a ajuda de projetos acústicos bem feitos e utilizando janelas e portas antirruídos. A SOS Ruído conta com modelos adaptáveis para que você silencie e deixe elegante qualquer ambiente. Aproveite para conferir as nossas opções!