A escolha de um apartamento para comprar ou alugar deve passar por uma série de critérios, como a localização, o tamanho, o orçamento e outros. Mas, após selecionar aquele prédio que mais atenda a esses critérios, como escolher o andar/quarto ideal de apartamento? Continue com a gente, vamos te dar algumas dicas!
Andares mais altos ou mais baixos?
Escolher o andar do apartamento depende de quais são as suas prioridades com relação à aquisição/locação.
Isso porque andares mais altos oferecem maior privacidade. Porém, chegar até eles ou descer deles exige mais tempo e esforço, mesmo utilizando elevadores.
Por sua vez, os andares mais baixos oferecem a conveniência de acesso rápido e menor dependência de elevadores. Mas, é preciso pensar que as pessoas de fora podem enxergar melhor dentro do apartamento, prejudicando a privacidade.
Outro ponto a se considerar é a exposição solar, que costuma ser maior em apartamentos mais altos, enquanto os mais baixos costumam ser mais sombreados.
Além disso, quanto mais alto o andar, mais bonita sua vista. Entretanto, os andares mais baixos oferecem maior acessibilidade e segurança em caso de emergências.
Com relação ao ruído, muitas pessoas acreditam que quanto mais alto o apartamento mais silencioso ele será, uma vez que os andares mais altos estão mais distantes da rua, correto?
Sim, a distância conta, porém, os andares altos recebem não somente os ruídos da rua em que o prédio está localizado, mas também os ruídos de todas as outras ruas ao redor, uma vez que quanto mais alto, menos barreiras aos ruídos das outras ruas e avenidas.
Os andares mais baixos ficam mais protegidos pelas casas e prédios e portanto são mais silenciosos que os andares mais altos! Você sabia disso?
Como definir a melhor posição do apartamento?
Em relação ao andar, você já definiu se prefere andares mais baixos ou mais altos. Agora, é hora de escolher a posição de quarto ideal de apartamento, considerando o conforto térmico e acústico, que possibilitará uma boa noite de sono.
Aqui, nós daremos dicas para essa etapa do processo de compra ou aluguel do seu apartamento, considerando apenas o posicionamento do quarto. Acompanhe!
Primeiramente, observe a incidência solar no quarto porque, quanto maior a exposição solar, mais quente o local ficará nos dias frios. Entretanto, ele também ficará mais quente nos dias ensolarados.
Morando num país tropical, talvez o ideal seja escolher apartamentos que tenham o quarto mais escondido, com incidência indireta da luz solar, possibilitando temperaturas mais amenas no horário de dormir.
Outro ponto a se considerar é a localização do quarto com relação ao seu exterior. É importante manter o máximo de privacidade, escolhendo um local escondido de vizinhos.
Ainda, é fundamental considerar os ruídos externos, que podem interferir na tranquilidade do quarto. Dessa forma, o quarto ideal de apartamento é aquele que virado para ruas mais tranquilas.
Dicas para conseguir conforto ambiental
Por fim, agora que você já escolheu o andar/quarto ideal de apartamento, existem outros aspectos a se analisar. Além de uma decoração convidativa e harmoniosa, o conforto termoacústico é fundamental para a criação de um ambiente agradável no seu novo apartamento.
É possível unir os dois utilizando recursos decorativos que também contribuem para isolar o som e a temperatura.
Para diminuir a reverberação dentro do ambiente, ou seja, impedir que o ruído que entra seja amplificado, utilize elementos macios na decoração, como tapetes, cortinas e sofás. Cabeceiras de cama acolchoadas são ótimas aliadas!
Para isolar o ruído da rua, a solução são janelas e portas termoacústicas, que colaboram, não apenas com a criação de um quarto ideal de apartamento, como de um apartamento inteiro agradável.
Conheça mais sobre essas soluções em nosso site!