A janela antirruído pode ser a solução para quem vive em uma cidade grande e sofre com os barulhos altos e constantes dos centros urbanos, já que ela consegue bloquear muitos deles.
Afinal, o trânsito, aviões, obras e outros barulhos geram incômodo e, muitas vezes, interferem nas atividades cotidianas, porque eles diminuem a concentração e atrapalham o sono.
Para saber como uma janela acústica funciona e se vale a pena ter uma, continue lendo este artigo!
O que são janelas antirruído?
As janelas antirruídos são janelas capazes de barrar, significativamente, os sons externos. Dessa forma, quem estiver no ambiente interno terá a sensação de que os barulhos externos estão muito longe.
Isso torna o ambiente mais tranquilo e proporciona uma sensação de silêncio muito aconchegante, principalmente quando se está acostumado com os barulhos de um grande centro urbano.
Além disso, essas janelas ajudam a impedir que os sons internos escapem, oferecendo mais privacidade a moradores e usuários do imóvel.
Como as janelas antirruído funcionam?
Ao contrário do que se possa pensar, a capacidade de isolamento acústico de uma janela antirruído se deve à sua espessura e materiais utilizados em sua confecção, e não apenas ao vidro, ainda que ele ajude no processo de isolamento.
As janelas acústicas foram feitas, especificamente, para bloquear a entrada e a saída de sons. Isso é possível devido a um conjunto de fatores, como:
- design global, que inclui suas estruturas e encaixes;
- espaçadores e câmaras de ar, que mantêm uma distância uniforme entre as camadas de vidro;
- mecanismos de travamento, que devem proporcionar uma vedação elevada, evitando vazamentos de sons por frestas, quando a janela antirruído estiver fechada;
- vedação tanto entre as folhas e perfis como entre a janela e a parede, essencial para impedir a entrada ou saída de sons;
- perfis que possuem desenho e espessura diferenciados, essenciais para bloquear a passagem de sons;
- dentre outros.
Todos esses elementos são mais que detalhes, uma vez que a falha em sua função pode comprometer a capacidade de isolamento acústico das janelas.
Qual a diferença das janelas antirruído para as comuns?
Existem muitas e grandes diferenças entre janelas convencionais e as janelas antirruídos – e elas não se resumem ao vidro!
Nas janelas acústicas, a vedação é aprimorada por meio de materiais mais densos e com maior eficácia no bloqueio de sons.
Além disso, elas possuem espaçadores especiais, que visam manter a distância adequada entre camadas de vidro, para reduzir a transmissão de sons.
Também é característico das janelas antirruído a utilização de mecanismos de travamento e ferragens mais robustas.
Portanto, essas janelas são projetadas, em sua totalidade, para cumprir a função de isolar os sons, não sendo possível conseguir os mesmos resultados com janelas convencionais.
Quais são as vantagens das janelas antirruído?
Agora que você já entendeu mais sobre a janela antirruído, saiba quais são as vantagens da sua instalação:
Criação de ambientes tranquilos
A redução de barulhos torna o ambiente mais calmo, o que ajuda a ter um sono melhor e aumenta a concentração e o rendimento, tornando mais fácil realizar tarefas do cotidiano.
Redução do estresse
A poluição sonora constante é responsável por causar irritação nas pessoas, podendo levar ao desenvolvimento de problemas como ansiedade e depressão. Dessa forma, quanto menor o ruído, menos chances de transtornos causados por ele.
Climatização do ambiente
Por fim, uma janela antirruído é capaz de impedir não apenas a entrada e saída de sons, como também reduzir a troca de temperatura interna e externa. Assim, ela ajuda na manutenção do conforto térmico no ambiente.
Agora que você entendeu o que são as janelas antirruído, como elas funcionam e quais são suas vantagens, provavelmente chegou à conclusão de que vale, sim, à pena fazer sua instalação!
Conheça os modelos disponíveis na SOS Ruídos e encontre nosso parceiro mais próximo, para fazer seu pedido!