Em temperaturas mais amenas, como no outono e inverno, as pessoas tendem a passar mais tempo em casa. Mas os barulhos aumentam no verão, quando elas costumam sair mais para passear.
As cidades litorâneas são as que mais sofrem com esse problema, contudo ele acontece mesmo em cidades não litorâneas. A movimentação tende a aumentar e, com mais pessoas e automóveis nas ruas, aumentam também os incômodos ruídos.
Além disso, no verão as pessoas costumam dormir mais tarde e passar mais tempo fora de casa, por diversos motivos. Um deles é o calor, que incomoda e atrapalha o sono. E outro é que os dias são mais longos, devido à incidência de luz solar, o que afeta o ciclo de sono natural.
De toda forma, esses fatores incentivam as pessoas a permanecerem nas ruas por mais tempo, o que pode resultar na prolongação dos barulhos.
Ao contrário do que possa parecer, os ruídos não são inofensivos e podem levar a problemas de saúde física e mental. Por isso, o ideal é encontrar formas de combater os barulhos no verão e promover ambientes favoráveis ao descanso.
A seguir, nós falamos sobre os prejuízos dos ruídos e como reduzi-los. Fique conosco para acessar essas informações!
A poluição sonora é um problema de saúde pública
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê a poluição sonora como um problema de saúde pública. E isso acontece porque os sons que alteram a condição normal de audição das pessoas acabam por afetar sua saúde física e mental. Portanto, eles afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas.
A poluição sonora pode causar problemas como:
Aumento da pressão arterial
A exposição recorrente a ruídos excessivos é associada ao aumento da pressão arterial. Portanto, ela eleva o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Dor de cabeça
Ruídos constantes ou muito altos podem gerar dor de cabeça em algumas pessoas. Isso porque o estresse resultante da exposição a eles pode causar dores tensionais e enxaquecas.
Problemas de audição
Os problemas de audição são, talvez, os mais comuns relacionados à exposição a ruídos. A perda auditiva provocada pela exposição aos ruídos é uma consequência séria da poluição sonora.
Insônia
Muito barulho pode causar estresse, que pode levar à perturbação do sono. Como dormir é fundamental para a manutenção da saúde como um todo, a insônia ocasiona fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e outros problemas.
Ansiedade
Barulhos constantes e indesejados podem acarretar perturbação psicológica, gerando estresse e provocando sensação de desconforto. Quando a exposição a eles é recorrente, quadros de ansiedade podem surgir, exigindo acompanhamento médico.
Como criar ambientes tranquilos?
As paredes, geralmente, isolam grande parte do barulho externo, mas o mesmo não acontece com as portas e janelas, por onde os ruídos acabam passando.
Por isso, para evitar os barulhos no verão e criar ambientes tranquilos e relaxantes, é interessante utilizar janelas e portas antirruído.
Projetadas para minimizar a entrada de sons externos, elas ajudam a bloquear ruídos como tráfego de veículos e pessoas, música alta, construções e outras fontes de poluição sonora.
Quais são os benefícios das janelas e portas termoacústicas?
Como você viu, as portas e janelas antirruído, também conhecidas por portas e janelas termoacústicas, são excelentes no controle de ruído. Dentre os benefícios que sua instalação traz, temos:
- Redução do ruído externo, tornando imóveis em áreas movimentadas mais tranquilos;
- Aumento da qualidade do sono, reduzindo distúrbios causados pela insônia;
- Criação de ambientes mais agradáveis e propícios ao relaxamento;
Para adquirir portas e janelas termoacústicas e bloquear os barulhos do verão ainda este ano, encontre nosso parceiro mais próximo!