Quando falamos em insônia, muitas pessoas pensam que é a dificuldade de pegar no sono. Mas há diversos tipos de insônia, inclusive aquela que faz acordar várias vezes à noite. 

A seguir, saiba o que é a insônia, quais os seus tipos e veja dicas para solucionar o problema!

O que é insônia?

A insônia se caracteriza por ser um distúrbio do sono em que a pessoa tem dificuldade para dormir ou para continuar dormindo durante a noite. Por isso, tem insônia aquela pessoa que demora a pegar no sono e também a que acorda muito durante a noite.

Além disso, sofre com o problema quem acorda com a sensação de que não dormiu o suficiente, continuando com a sensação de cansaço ao longo do dia.

O problema pode ser sério, se perdurar por muito tempo, comprometendo até mesmo as atividades cotidianas e simples de uma pessoa. Por isso, quando a insônia aparece, é preciso identificar e tratar suas causas.

Quais são as causas da insônia?

A insônia pode estar relacionada a hábitos diários de uma pessoa e fatores ambientais (causas primárias) ou pode ser causada por condições médicas ou psicológicas, como dores crônicas, ansiedade ou depressão (causas secundárias).

Saiba mais sobre cada uma de suas causas: 

Primárias

Questões do dia a dia que levam uma pessoa a se estressar podem gerar insônia, como problemas no trabalho ou mudanças repentinas na vida. Além disso, hábitos inadequados são outros fatores que contribuem para uma noite mal dormida.

Por exemplo, comer mal, não realizar exercícios físicos ou não ter um ritual antes de dormir, para que o organismo se acostume e entenda que é hora de deitar.

Ainda, fatores ambientais estão incluídos no que pode prejudicar o sono: temperatura, presença de muita luz e ruídos também podem causar insônia.

Secundárias

As causas secundárias da insônia, que podem levar à dificuldade de adormecer ou a acordar várias vezes à noite, está relacionada a doenças, uso de medicamentos ou outras substâncias.

Uma pessoa com muita dor pode ter dificuldade para adormecer, assim como quem está em uma crise de asma. Além disso, medicamentos antidepressivos, estimulantes, ou de substâncias viciantes como álcool ou tabaco, podem levar ao problema.

Por fim, há os problemas de saúde mental que prejudicam o sono, que são vários: ansiedade, depressão, transtorno afetivo bipolar (TAB), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), dentre outros.

Como prevenir a insônia?

Agora que você já viu o que pode levar à insônia, confira algumas dicas para dormir melhor! Mas atenção! O sono é fundamental para a manutenção do organismo, por isso se a mudança de hábitos não ajudar na melhora do seu sono, procure um médico para avaliação!

Ter rotina para dormir 

O organismo humano precisa da rotina para regular o seu ciclo circadiano (que é uma espécie de relógio biológico). Por isso, o ideal é criar uma rotina relaxante para fazer antes de dormir, como tomar um chá ou ler um livro. 

Também é importante dormir todos os dias no mesmo horário e evitar aquilo que possa despertar o corpo, como telas (celular, tablet, televisão) e substâncias estimulantes, como café, perto do horário de dormir.

Dormir somente à noite 

Há quem goste de tirar uma soneca após o almoço e não há nada de errado com esse hábito, se ele não prejudica seu sono noturno. Se ele está fazendo você acordar várias vezes à noite, ou não conseguir pegar no sono, é preciso pará-lo.

Isso significa que o sono durante o dia está oferecendo o descanso que o corpo precisa à noite. Dessa forma, seu organismo entenderá que a noite é hora de ficar desperto, causando problemas para dormir.

Se você realmente precisar do cochilo, faça-o o mais cedo possível, não faça isso sempre e tome cuidado para não ultrapassar muito os 30 minutos.

Evitar atividade física à noite 

Fazer atividade física é muito importante para a saúde e inclusive para o sono. Mas se movimentar muito à noite pode estimular seu organismo, aumentando a frequência cardíaca e a temperatura corporal, dificultando o sono.

Além disso, elas podem estimular a liberação de adrenalina, levando à insônia. Dessa forma, o ideal é evitar exercícios físicos cerca de 3 horas antes de dormir.

Preferir alimentos leves no jantar

O corpo precisa focar na digestão dos alimentos, por isso ele prioriza a digestão ao sono. Além disso, comer alimentos pesados pode gerar consequências como refluxo e desconforto no abdômen, que também levam à insônia.

Por isso, o ideal é comer alimentos leves, que exigem menos do corpo, reduzem a incidência de problemas digestivos e possibilitam um sono mais tranquilo.

Prepare o ambiente para dormir

Para dormir bem e evitar acordar várias vezes à noite, é importante criar um ambiente propício para o sono. O quarto deve estar escuro, silencioso e fresco, para que o corpo encontre um ambiente onde possa relaxar.

Portas e janelas antirruído são uma ótima maneira de melhorar a qualidade do sono. Isso porque elas podem ajudar a bloquear o ruído externo e equilibrar a temperatura interna do quarto, o que pode facilitar o sono e ajudar você a não acordar várias vezes à noite!

Para fazer a instalação no seu quarto e criar um ambiente adequado para relaxar e dormir, procure a nossa revenda mais próxima e adquira as portas e janelas da SOS Ruído!

Posts Similares