Ultimamente, as reclamações sobre ruídos aumentaram, especialmente em centros urbanos, assim como a procura por elementos que otimizam o conforto acústico do ambiente, como as esquadrias acústicas.
Isso acontece, em parte, porque muitas empresas adotaram o home office como modelo de trabalho, gerando maior necessidade de criar um ambiente tranquilo em casa. Outrossim, as pessoas procuram ter mais privacidade em relação aos vizinhos e evitar os ruidos que eles fazem.
Continue neste conteúdo para saber o que são as esquadrias acústicas e porque elas ajudam na redução dos incômodos ruídos!
O que são esquadrias acústicas?
As esquadrias são elementos arquitetônicos utilizados para fechar vãos de portas e janelas. Existem esquadrias de muitos tipos, para janelas, portas e portões, de correr, giro, maxim-ar, basculantes, entre outros. Além disso, é possível fazê-las em diversos materiais, como madeira, alumínio, PVC e aço. As características ideais variam com o local de instalação, o estilo do imóvel e o orçamento disponível.
As esquadrias acústicas são projetadas com a finalidade de reduzir a transmissão de ruídos, por meio de materiais e técnicas que ajudam no isolamento dos sons.
Elas são compostas por roldanas, calços, fechos, contra fechos e dobradiças, todos elementos fundamentais para garantir a segurança de portas e janelas e sua vedação, reduzindo o nível de ruídos no local.
Como elas funcionam?
Como você viu, há diversos tipos de esquadrias e seu funcionamento varia conforme cada um deles. Por exemplo, as janelas de correr funcionam deslizando as folhas de vidro sobre os trilhos. Por sua vez, nas janelas de giro, ou de abrir como alguns falam, as folhas giram em torno de um eixo.
Para que as esquadrias acústicas funcionem, cumprindo seu papel de isolar sons, elas devem estar fechadas. Apenas assim elas conseguem a vedação necessária para bloquear a troca de ruídos e de calor entre os ambientes interno e externo.
Quando fechadas, elas promovem estanqueidade térmica e acústica, ou seja, impedem a troca de calor e som entre o interior e o exterior do ambiente. Assim, elas evitam barulho de tráfego, obras e conversas e conservam um ambiente tranquilo, além de garantir temperaturas agradáveis.
Como as esquadrias acústicas promovem o conforto térmico?
Além de promover o isolamento de sons, as esquadrias acústicas ajudam no conforto térmico. Isso acontece porque elas reduzem a passagem de ar dos ambientes externos para os internos e vice-versa.
Dessa forma, evita-se extremos de calor e frio na temperatura interior, que se conserva mais amena. Isso faz com que essas esquadrias reduzam o surgimento de problemas respiratórios, decorrentes das mudanças bruscas de temperatura.
Como escolher esquadrias acústicas?
Ao escolher esquadrias acústicas, considere o nível de ruído que elas são capazes de isolar. Para isso, consulte suas especificações técnicas ou procure orientação profissional. Veja, também, qual é o melhor modelo para o projeto, conforme suas características arquitetônicas e tipo de ruído a ser isolado.
A SOS Ruído trabalha com esquadrias acústicas em janelas e portas! Para adquiri-las ou fazer o seu orçamento, encontre os nossos parceiros mais próximos a você!