O ruído escolar atrapalha severamente o aprendizado dos alunos, além de prejudicar sua saúde e também a dos professores. Esse é um problema que, infelizmente, afeta muitas escolas brasileiras.
Nem sempre um aluno desatento é um aluno desinteressado. A exposição ao ruído em excesso pode causar a perda auditiva, parcial ou total, além dificultar a compreensão do que o professor fala em aula, o que influencia negativamente o desempenho e aprendizado. Um dado alarmante é que os professores sofrem ainda mais com problemas auditivos, por conta de uma exposição mais prolongada em comparação aos alunos, além de todo o desgaste para serem entendidos.
Uma solução é investir no isolamento acústico das escolas, para evitar que os ruídos externos atrapalhem as aulas, e o uso de materiais de absorção dentro das salas, para reduzir o excesso de reverberação do ruído, exigindo menos esforço dos professores, já que serão compreendidos com mais facilidade pelos alunos, o que colabora para aulas mais produtivas e interessantes.