O conforto acústico é alcançado quando o corpo faz o mínimo de esforço fisiológico possível, em relação ao som, para realizar determinada tarefa. É preciso alcançá-lo, para que haja bem-estar e sua ausência influencia fortemente na saúde e na produtividade de uma pessoa.
Continue acompanhando este artigo para entender melhor o conceito de conforto acústico e as consequências de não tê-lo!
Entenda o conforto acústico
A realização de determinadas atividades de forma eficiente, apenas é possível quando há uma boa sensação auditiva. Isso porque, se existem sons no ambiente que geram incômodos, eles afetarão a concentração, desviando o foco das pessoas.
Dessa forma, cria-se conforto quando há boas condições acústicas em um ambiente, o que pode ser alcançado mediante projetos feitos por profissionais especializados.
Para que o conforto acústico esteja presente, o ambiente deve possuir as seguintes condições:
- níveis de ruído adequados: barulhos não podem incomodar, distrair ou irritar as pessoas. Elas devem ser capazes de realizar suas atividades sem dificuldades relacionadas ao som.
- ausência de ruídos intrusivos: ruídos intrusivos são ruídos externos, frequentes ou não, que atrapalham o foco. São exemplos deles os barulhos de trânsito e obras.
- boa qualidade de comunicação: por fim, as pessoas que estão em um ambiente (de trabalho ou não)devem ser capazes de se comunicar de forma clara e inteligível. Portanto, não pode haver no local, barulhos que interfiram na compreensão da fala.
Saiba quais são as consequências dos ruídos
Quando um local não possui conforto ambiental, os níveis de ruído são inadequados, os ruídos intrusivos são presentes e recorrentes e a qualidade da comunicação é baixa.
E essas situações têm consequências sérias, afetando a saúde das pessoas que convivem no local. Conheça algumas delas:
- stress;
- dores de cabeça;
- aumento do ritmo cardíaco;
- contrações musculares;
- instabilidade emocional;
- redução da libido;
- ansiedade e nervosismo;
- má digestão;
- insônia;
- fadigas;
- alterações mentais;
- irritabilidade;
- dentre outros.
Quanto mais tempo uma pessoa passa em ambientes sem conforto acústico, mais intensos são esses sintomas. Com tantos deles afetando negativamente a saúde física e mental, é difícil executar atividades diárias, até mesmo as mais simples.
Veja como conquistar o conforto acústico
Você já entendeu o que é o conforto acústico e como ele é importante para evitar problemas de saúde. Agora precisa saber como é possível aplicá-lo a um ambiente, para reduzir os ruídos incômodos.
Primeiramente, é preciso saber que há normas obrigatórias, que contêm os requisitos que cada ambiente deve seguir, para alcançar o mínimo de conforto necessário. Por exemplo, a NBR 10.152 e a NBR 15.575.
Portanto, é necessário conhecer essas normas ao construir e ao adquirir imóveis novos, para garantir o seu cumprimento. Dito isso, é possível incorporar as seguintes soluções acústicas em um ambiente, para melhorar sua acústica:
- incorporação de materiais absorventes, como carpetes, cortinas ou móveis estofados
- utilização de barreiras físicas, como paredes duplas ou janelas acústicas.
As janelas acústicas impedem a passagem do som externo, reduzindo os ruídos desagradáveis e prejudiciais no ambiente e proporcionando conforto acústico. É possível utilizá-las em imóveis próprios ou alugados e combiná-las ao design da casa, sendo uma solução versátil e simples para minimizar ruídos.
Conheça as opções de janelas acústicas da SOS Ruído!