Diferentes tipos de ruídos fazem parte do dia a dia de todos nós. Alguns deles apenas incomodam, como é o caso do barulho de um objeto caindo no chão. Já outros podem prejudicar a saúde, quando escutados com regularidade, como os ruídos de tráfego. E cada ruído pode receber uma classificação, de acordo com o seu tipo.
A seguir, conheça as classificações possíveis para os diferentes tipos de ruído!
Ruído aéreo
Ruídos aéreos são aqueles que se propagam pelo ar e a vibração mecânica de sua fonte os transmite. Eles podem ser de baixa ou alta frequência. Esse tipo de ruído é o mais comum e abrange os barulhos externos, como obras, tráfego ou pessoas conversando.
Ruído de impacto
Os ruídos de impacto se chamam assim porque sua causa é um impacto, que acontece rapidamente e tem duração curta. Esses ruídos podem ser mais ou menos intensos, mas são sempre rápidos. Por exemplo, um martelo batendo na parede ou ruído do salto alto batendo no chão.
Ruído ocupacional
O ruído ocupacional é aquele com o qual uma pessoa tem contato durante a execução de sua função, em ambiente de trabalho. Ele pode danificar a audição de forma permanente, ou mesmo levar à surdez.
Ruído intermitente
São ruídos intermitentes aqueles que duram muito tempo e possuem variações em sua intensidade e frequência, ocorrendo em intervalos regulares. Ou seja, ora eles são mais altos, ora mais baixos, ora agudos, ora graves. Um exemplo são barulhos vindos de obras, como o que as britadeiras fazem.
Ruído contínuo
Por fim, há os ruídos contínuos, que também são longos, mas, ao contrário dos ruídos intermitentes, possuem pouca ou nenhuma variação em sua intensidade e frequência. É possível ouvi-los em máquinas que operam regularmente e sem interrupção.
Como minimizar os ruídos?
Você conheceu os diferentes tipos de ruídos e quer uma solução para impedir que eles sejam um incômodo? As janelas antirruído podem ser a solução para minimizá-los, em muitos casos.
Com elas, é possível atenuar barulhos externos a escritórios e residências, por exemplo, relacionados a máquinas, tráfego e vozes. Geralmente, essas janelas conseguem reduzir em até 40 decibéis o nível de ruído, fazendo com que o ambiente seja mais silencioso e tranquilo.
Assim, elas ajudam a elevar a produção e concentração em ambientes profissionais e oferecem mais conforto ambiental, possibilitando o descanso e o relaxamento em residências.
Ruídos de impacto geralmente não são resolvidos pelas janelas, pois são transmitidos pela estrutura da edificação.
Para saber se as janelas antirruído resolverão o seu problema, é preciso considerar a forma de transmissão do ruído que você deseja reduzir, através de avaliações feitas por profissionais. Após identificar suas necessidades, encontre um fornecedor que utilize materiais de alta qualidade e proporcionem um bom custo-benefício, como a SOS Ruído!
Para adquirir nossos produtos, fale com nosso parceiro mais próximo!