Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia atualmente. Ainda, segundo o Ministério da Saúde, 72% dos brasileiros sofrem com alterações no sono. Os tipos de insônia variam conforme seu motivo, intensidade e outros fatores.

Para conhecê-los e saber quais são os tratamentos possíveis, continue a leitura deste artigo!

Conheça os tipos de insônia

A seguir, veja quais são os tipos de insônia e entenda por que elas são classificadas dessa maneira!

Inicial

Insônia inicial, como o nome sugere, é aquela que acontece no início do sono, ou seja, quem sofre com ela tem dificuldade de pegar no sono logo ao deitar. Essas pessoas geralmente pensam em várias coisas nessa hora, ficando agitadas, sem conseguir relaxar.

Terminal

Essa insônia é caracterizada pelo despertar ainda noturno, sem que a pessoa consiga retomar o sono. Sem conseguir dormir o suficiente, o cansaço a encontra no outro dia, atrapalhando suas atividades diárias.

Transitória

A insônia transitória é aquela que tem um motivo certo e que, provavelmente, passará com o tempo. Pode ser, por exemplo, uma mudança de casa ou de emprego, que naturalmente deixa a mente mais agitada e a pessoa mais ansiosa.

Insônia aguda

Outro dos tipos de insônia é a aguda, que acontece durante mais de 4 semanas, pelo menos 3 vezes a cada semana, levando a uma preocupação com a hora de dormir que, por sua vez, leva à piora da insônia.

Insônia crônica

A insônia crônica é aquela que faz parte da rotina de uma pessoa há um bom tempo, porque foi se intensificando conforme o tempo passou e ela não foi solucionada. É o tipo de insônia mais perigoso, porque é o que afeta mais seriamente a saúde, já que implica na perda de sono por longos períodos. 

Insônia primária

A insônia primária é aquela que não está atrelada a fatores médicos ou psicológicos, mas sim a determinados acontecimentos ou à rotina de uma pessoa.

Insônia secundária

A insônia secundária, por sua vez, é aquela que acontece devido a condições médicas (como dores crônicas ou apneia do sono), ou psicológicas (como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais). Essa insônia também está relacionada ao uso de substâncias, que podem ser medicamentosas ou não (como tabaco ou álcool)

De manutenção

Por fim, o último dos tipos de insônia é a de manutenção, caracterizada pelos despertares durante a madrugada. Ou seja, nela, a pessoa consegue dormir, mas acorda com frequência e essa interrupção do sono atrapalha o descanso.

Saiba como tratar a insônia

A seguir, veja algumas sugestões que podem colaborar com melhores noites de sono!

Faça higiene do sono

Crie uma rotina bem estabelecida antes de dormir, com horário para comer, redução das luzes e a realização de atividades relaxantes e menos estimulantes. Evite telas e bebidas que possam causar agitação no cérebro, como café. Com o tempo, seu organismo acostumará e estará preparado para dormir quando você começar suas atividades noturnas. 

Tente técnicas de relaxamento

Experimente realizar técnicas de relaxamento alguns minutos antes de dormir, como yoga, meditação ou exercícios de respiração. Há muitos vídeos disponíveis online e você pode encontrar e seguir aquele que mais te agrada.

Procure um médico

Nem todos os tipos de insônia podem ser resolvidos com mudanças na rotina. Às vezes, o problema já se instalou e apenas um médico consegue ajudar, por meio da receita de medicamentos específicos. Por isso, se você não conseguir melhorar seu sono tentando essas dicas, procure um profissional da saúde!

Crie um ambiente relaxante

Independentemente de precisar ou não passar por um profissional para dormir, o ambiente influencia muito na qualidade do sono. Por isso, reduza as luzes quando estiver perto da hora de deitar, procure deixar o espaço silencioso e com uma temperatura agradável.

As janelas termoacústicas fazem essas duas funções: elas isolam o ambiente acusticamente, reduzindo a entrada de ruídos externos e sua vedação impede a troca de ar e calor entre ambientes, criando uma temperatura mais amena no ambiente interno.

Para implementá-las no seu quarto e criar um ambiente favorável ao sono, conheça as janelas da SOS Ruído

Posts Similares